1916

Prefeitura Municipal de Valença

Pular para o conteúdo

Pronto Atendimento para pacientes acometidos pela Covid-19 é entregue à população de Valença

27/06/2020 às 17h38

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Pronto Atendimento para pacientes acometidos pela Covid-19 é entregue à população de Valença

A população de Valença recebeu na manhã deste sábado (27) mais um importante equipamento para o combate à pandemia do coronavírus (Covid-19), a Unidade do Pronto Atendimento para pacientes que que necessitem de atendimento médico que excepcionalmente vai ocupar as dependências da Policlínica Municipal localizado na Rua Virgílio Damásio. O ato contou com as participações do prefeito de Valença, Ricardo Moura, a secretária de Saúde, Margarete Carvalho, o presidente da Câmara de Vereadores, Mateus Passos, o padre Almir Urbano e o pastor evangélico Júlio Leal, entre outros.

O Município de Valença disponibilizará 02 (dois) ventiladores mecânicos, modelo Zibo Zhongxun Medical Devices Co., LTD, nº EN 1220040316 e nº EN 1220040329 – equipamentos cedidos pelo Governo do Estado, durante o período de pandemia do COVID19, para que seja utilizado na assistência respiratória do paciente com a respectiva necessidade, podendo ser melhor aproveitado na Unidade Hospitalar, visto a sua maior capacidade técnica instalada. Na Unidade, o paciente será acolhido e atendido a partir do protocolo específico, priorizando o atendimento por gravidade do caso e não por ordem de chegada, em consonância com a Portaria MS/GM Nº 1600/2011 (inserida no Consolidado nº 03/ 2017), que institui a Rede de Atenção às Urgências no âmbito do SUS. A partir do atendimento e avaliação médica na será realizada tomada de decisão com possibilidade de manter o paciente em observação, conforme capacidade instalada, ou encaminhada para serviço hospitalar via regulação.

A ação faz parte de uma cooperação técnica assinada com a Santa Casa e o Município de Valença para definição do fluxo de atendimento para pacientes suspeitos de Covid-19. Vale ressaltar que o município também transformou a Unidade de Saúde do Centrinho em Unidade de Referência para atender pacientes com sintomas de Covid-19. O local está estruturado para atendimento de Urgência e Emergência nas 24h, sete dias por semana e conta com equipe médica, de enfermagem e serviços administrativos relacionados.