1916

Prefeitura Municipal de Valença

Pular para o conteúdo

Município de Valença realiza testes rápidos na Bolívia e Tento com o objetivo de avaliar o perfil epidemiológico desses bairros

20/06/2020 às 16h37

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Município de Valença realiza testes rápidos na Bolívia e Tento com o objetivo de avaliar o perfil epidemiológico desses bairros

O município de Valença, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (20), testes rápidos para Covid-19 nos bairros da Bolívia e Tento. De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação foi realizada no sistema drive thru de forma aleatória abordando e testando as pessoas que estavam nas ruas dentro de suas rotinas e que concordaram em serem testadas. Para as pessoas que testaram negativo foram passadas as recomendações de uso comum como o distanciamento social, usar máscaras, lavar as mãos e evitar aglomerações. As pessoas que testaram positivo foram encaminhadas à Unidade de Referência para casos suspeitos de Covid-19 no Centrinho para atendimento médico e os devidos encaminhamentos.

O Objetivo dessa ação é identificar o público de pessoas assintomáticas que desenvolveram a doença e que por algum motivo não procuraram o serviço de saúde e pessoas que testaram positivo e encontram-se assintomáticas durante todo esse período. A Secretaria de Saúde pretende dar continuidade à novas testagens em outros bairros, porém, não haverá divulgação antecipada para evitar aglomerações e as ações serão realizadas também de forma aleatória.

Os testes rápidos têm sido um importante equipamento para auxiliar na avaliação da circulação viral na cidade e para que o município possa mensurar do quantitativo dessas pessoas, esta será mais uma das estratégias utilizadas para fazer uma avaliação do perfil epidemiológico de cada bairro.