2557

Prefeitura Municipal de Pedro Alexandre

Pular para o conteúdo

Janeiro Branco: O que posso fazer para cuidar da minha saúde mental? Aqui vão algumas recomendações!

Fonte: ASCOM
21/01/2021 às 19h55

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Aprenda a ser generoso/a consigo mesmo, além de reconhecer, acolha os seus sentimentos e sensações; é importante elaborar e compreender porque eles surgem. As emoções são importantes e cada uma delas possui uma função em nossas vidas.

Aceite apoio emocional caso se sinta triste ou ansioso e ofereça apoio sempre que puder. O compartilhamento amplia os recursos de enfrentamento;

Questione pensamentos que podem estar te causando sofrimento mental, nem todos eles são verdadeiros.

Cuide do seu corpo. Beba água, mantenha uma alimentação saudável. Evite o sedentarismo praticando atividades físicas, pois isso ajuda a diminuir a ansiedade e depressão. Descubra como realizar as atividades de forma mais prazerosa para você.

Tente criar uma rotina que te permita momentos de autocuidado e atividades que promovam bem-estar (leitura, atividades físicas, meditação ou exercícios de respiração ou outras atividades que proporcionem prazer).

Esteja atento/a à frequência e finalidade que você tem feito uso de substâncias psicoativas como álcool, estimulantes (café, chás), relaxantes (medicamentos) e outras drogas.

Busque rede de suporte em pessoas que sinta confiança e afeto e que possam te ouvir e oferecer apoio adequado quando sentir necessidade.

É muito importante reconhecer quando os sintomas são persistentes e/ou as estratégias escolhidas até o momento não tem surtido os efeitos esperados de melhorias. Nesse caso, não hesite em buscar ajuda profissional. Vencer o preconceito com relação à doença e a ajuda profissional que um psicólogo ou psiquiatra pode oferecer pode ser o primeiro passo corajoso rumo à melhora.

#PrefPedroAlexandre #PedroAlexandre