2557

Prefeitura Municipal de Pedro Alexandre

Pular para o conteúdo

Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha "Janeiro Roxo"

Fonte: ASCOM
15/01/2021 às 08h06

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e consolidou a cor roxa para campanhas educativas sobre a Hanseníase. É importante compreender que não é apenas uma cor ou temática qualquer, pois a hanseníase coloca o Brasil em segundo lugar em número de casos, atrás apenas da Índia. A Prefeitura de Pedro Alexandre, através da Secretaria de Saúde pede apoio a toda a para que divulguem a campanha e informações sobre a doença, além de adotarem o laço roxo como sinal de alerta contra a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pedro Alexandre – Ba , por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde, em ações específicas a serem realizadas nas Unidades de Atenção Primária de Saúde (Postos de Saúde das localidades: Barreiras, Malhada Nova, Malhada Bonita, Ponta da Serra, Posto de Adonias e Sede), está dando atenção especial à mensagem do “Janeiro Roxo”.

A referência secundária para o município de Pedro Alexandre – BA na investigação, acompanhamento, tratamento e Controle da Hanseníase é o Serviço de Dermatologia e Pneumologia Sanitária SEDERPAS, Localizado em Paulo Afonso-Ba esta comunicação e equipes de Atenção Básica atentas tem facilitado ao paciente o diagnóstico, acompanhamento e cura. Quanto mais cedo a Hanseníase é diagnosticada, mas eficiente se torna o tratamento e mais rápidos são os resultados da cura.

A Hanseníase tem cura, mas ainda hoje representa um problema de saúde pública no Brasil. A doença se manifesta principalmente por meio de lesões na pele e sintomas neurológicos como dormências e diminuição de força nas mãos e nos pés.

SINAIS DE HANSENÍASE

Os sinais da Hanseníase são manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo, geralmente com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio ou ao tato. Também podem ocorrer caroços na pele, dormências, diminuição de força e inchaços nas mãos e nos pés, formigamentos ou sensação de choque nos braços e nas pernas, entupimento nasal e problemas nos olhos. Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, o paciente com Hanseníase recebe apoio e acompanhamento de profissionais da Saúde, como médico, psicólogo, enfermeira e fisioterapeuta.

Mais informações e orientações podem ser obtidas procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou entre em contato cm seu agente comunitário de saúde.