2557

Prefeitura Municipal de Pedro Alexandre

Pular para o conteúdo

Secretários realizam visita técnica a Cachoeira da Serra Negra

Fonte: ASCOM
11/03/2021 às 16h27

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na semana passada, os secretários de Meio Ambiente, José Marques, e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Yves Andrade, realizaram um visita técnica a trilha que dá acesso a Cachoeira da Serra Negra. Na oportunidade, também estiveram presentes, os servidores Rafael Vieira, Tiago Silva e Ozéas.

O objetivo da visita foi realizar um reconhecimento inicial da área com o intuito de identificar suas potencialidades e fragilidades, bem como, as intervenções necessárias para o ordenamento da visitação, pois como já é tradição, a cachoeira recebe muitos visitantes durante os meses chuvosos, que é justamente o período em que a água por lá é abundante.

"Essa vegetação que encontramos aqui embaixo, logo no início da trilha é bastante diferente da encontrada lá no alto. Aqui embaixo temos uma matriz de caatinga com espécies características do bioma enquanto lá no alto temos espécies bastante diferentes, pois trata-se de um brejo de altitude, ocorrendo tanto espécies da Caatinga quanto da Mata Atlântica." destacou José Marques. Que acrescentou dizendo que essas características são perfeitas para se trabalhar a educação ambiental e aulas de campo sobre Biologia, Ecologia, Geologia e afins.

Além disso, um forte problema identificado foi o acúmulo de lixo em alguns pontos, que costuma ser deixado por visitantes. No entanto, outros problemas também foram identificados, como por exemplo, o risco de quedas em alguns trechos, o que requer intervenções de baixo impacto ambiental, como a instalação corrimãos ou cabos de aço para servirem de apoio aos visitantes.

A falta de sinalização não chega a ser um problema tão grande tendo em vista que a maioria dos visitantes são da própria comunidade e por isso já conhecem o percurso, porém, em caso de visitação por turistas de fora do município, a sinalização passaria a ser essencial.

Do ponto de vista turístico, o secretário Yves Andrade destacou o potencial do lugar, principalmente no sentido de desenvolver o turismo de base comunitária, que já é muito difundido e tem gerado renda para várias comunidades pelo Brasil.

Portanto, a visita foi considerada proveitosa pelos secretários e serve como o pontapé inicial para o planejamento de ações.

#PrefPedroAlexandre #PedroAlexandre