2199

Prefeitura Municipal de Candeias

Pular para o conteúdo

Candeias: Subiu para 75, o número de pacientes curados pelo coronavírus, 65 estão em monitoramento.

25/05/2020 às 08h12

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A prefeitura de Candeias, através da Vigilância Epidemiológica informou que 75 pessoas que testaram positivo para o coronavírus estão curadas da doença. O numero é 50% maior que o apresentado na última sexta-feira (22), fazendo a quantidade de pacientes curados serem maiores do que o número de casos ativos.

Até este domingo (24) foram registradas 152 pessoas infectadas, sendo que 09 delas são residentes de outros municípios, mas realizaram o teste na cidade. Ao total, 05 pacientes estão aguardando o resultado do exame e 09 pessoas estão internadas. Para o Superintendente de Gestão da Sesau, Marcelo Cerqueira, o número alto de curados pode estar relacionado “a característica de que as pessoas na cidade estão sendo acometidas mais nas faixas etárias que antecedem a terceira idade (88,89%), sendo que a doença tem se manifestado da forma clínica mais leve, em sua absoluta maioria”. Idosos e portadores de doenças crônicas fazem parte do grupo de risco, por serem mais propensos a ter complicações ou até mesmo morrer, quando infectados pelo novo coronavírus.

Neste sábado a prefeitura recebeu a confirmação através do Laboratório Central do Estado do segundo óbito relacionado ao Covid19. O paciente do sexo masculino tinha 30 anos e com histórico de acidente vascular cerebral (AVC), tendo ido a óbito no último dia 15 de Maio. “Os dois óbitos confirmados até agora são de pessoas que portavam condições crônicas e eram acamados, condições que deixam o organismo fragilizado e o sistema imunológico deficitário” afirmou Marcelo.

Na distribuição por localidade, o bairro do Santo Antônio continua com a maior notificação de casos, sendo 20 ao total. Ao total dos exames realizados entre o Lacen e os testes rápidos, 186 pessoas apresentaram testes negativos. A prefeitura informa que para coleta de material para exame ou testagem rápida, os cidadãos devem ser encaminhados por alguma unidade de saúde do Município, através de notificação à Vigilância Epidemiológica, que realizará a coleta na Central de Acolhimento e Estabilização Covid-19, anexo ao Centro Médico Luís Viana Filho.

A prefeitura tem tomado medidas de endurecimento do isolamento social, tendo implementado o toque de recolher noturno, desde a última quarta-feira. Na última sexta feira, o governador do Estado, Rui Costa e o prefeito da cidade, Dr Pitágoras anunciaram em conjunto que haverão feriados antecipados a partir desta segunda (25) até a sexta (29). Na segunda serão antecipados os feriados do 2 de Julho e 24 de Junho para os dias 25 e 26 de Maio (Segunda e Terça), enquanto na quarta será antecipado o feriado de 14 de Agosto.

Para isso, um projeto de Lei foi enviado para a Câmara para aprovação dos vereadores autorizando em caráter excepcional a antecipação do feriado do Aniversário da Cidade. Já nos dias 28 e 29 (Quinta e Sexta), os municípios, decretarão o isolamento total, com a suspensão de todos os serviços e fechamento do comércio, mantendo apenas os essenciais.