1535

Prefeitura Municipal de Araci

Pular para o conteúdo

Boletim COVID-19 (11/06/2020)

Fonte: Facebook da Prefeitura de Araci
20/06/2020 às 20h52

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Boletim Covid-19:

Nesta quinta-feira (11), tivemos a confirmação de mais 06 casos positivos para contaminação pelo Covid-19 em Araci, que passa a ter 48 pessoas confirmadas: duas do bairro Morumbi (dois homens: um de 74 anos, diabético e que está internado em Salvador e o outro de 60 anos também diabético); uma mulher de 24 anos que mora na Cascalheira, uma mulher de 28 anos que mora no Centro, e uma mulher que mora no Coqueiro, e que é profissional de saúde, além de um homem de 29 anos, que mora na Bombinha. Nenhum desses quatro confirmados apresenta doença pré-existente.

Também tivemos a confirmação de mais 01 pessoa curada, e que vivenciou uma história emocionante: desde sua chegada na Vargem Grande, ele ainda não tinha conseguido abraçar seu filho e dar a bênção, como tinha costume. O filho contou à nossa equipe de saúde que acompanhava a família: “agora finalmente poderei pedir a benção ao meu pai, e eu, que tanto queria me sentir abençoado por ele, ainda não tinha conseguido sentir esse abraço”. Essa história é uma motivação maior ainda para nossas equipes de profissionais que lutam diariamente, no combate à essa doença. Por eles, pedimos que todos entrem nessa luta, e além de respeitarem esse trabalho que não é fácil, respeitem também as pessoas que estão se dedicando a cuidar de todos. #ficaemcasaAraci.

Ao todo, 140 pessoas estão em monitoramento de nossas equipes de saúde e da vigilância epidemiológica. Somente nesta quinta-feira, 26 novos exames foram feitos: 21 testes rápidos, e 5 novas coletas enviadas para o Lacen. A Vigilância Epidemiológica vem desenvolvendo o trabalho de monitoramento de diversos pacientes e seus contatos, e realizando a testagem rápida de todos eles, sempre respeitando a janela imunológica, que é o período que o organismo do indivíduo leva para produzir anticorpos após a exposição ao vírus.

Esta ação é muito importante para o rastreio e isolamento de casos e consequentemente para o controle da propagação do coronavírus. No Hospital de Campanha, de acordo com dados do plantão de ontem (das 07h de quarta-feira até às 07h da manhã de hoje), 06 pacientes foram avaliados, e 04 foram notificados como casos suspeitos. 02 não apresentaram suspeita de contaminação pelo Covid-19 e foram liberados. Não foi necessário fazer a testagem rápida nessas pessoas, pois todos os casos notificados foram encaminhados para serem monitorados pela VIEP. Um paciente ainda continua internado na unidade de referência.