1535

Prefeitura Municipal de Araci

Pular para o conteúdo

Coronavírus: Primeiro caso confirmado de contaminação pelo Covid-19 em Araci

Fonte: Fac. Prefeitura de Araci
12/05/2020 às 20h20

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Foi confirmado na manhã desta quarta-feira (08), um caso positivo para contaminação pelo Covid-19 (coronavírus) em Araci. O resultado foi enviado pela Secretaria de Saúde do Estado, através do Lacen. O paciente era morador do município, idoso, hipertenso e era diabético, e teve o material coletado para análise no mesmo dia do óbito, na segunda-feira (06), feito pela Secretaria de Saúde de Araci, após autorização da família.

De acordo com informações da coordenação da vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde do município, o paciente tinha dado entrada no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição na noite do último sábado (04), apresentando dores gastrointestinais. Após ter sido medicado, foi indicado a retornar para casa. Dois dias depois, retornou ao Hospital com dores mais graves, até vir a óbito.

A coordenação da vigilância epidemiológica ressalta que ele não foi direcionado ao Hospital de Campanha (PSF do Bairro São João), por não apresentar os principais sintomas para a contaminação pelo Covid-19 (coronavírus), como problemas respiratórios ou sintomas graves de gripe. Ao ser informado do óbito, a equipe de saúde prontamente solicitou autorização da família para que fosse coletado o material e enviado para a análise do Lacen, em Salvador, na segunda-feira (06), dia do óbito do paciente.

O resultado para contaminação foi confirmado na manhã desta quarta-feira (08), e foi informado diretamente ao líder do executivo municipal, procedimento adotado pela Secretaria de Saúde do Estado apenas para os casos positivos, para que as ações de combate à contaminação sejam revistas e atualizadas. Das 09 notificações que foram enviadas anteriormente por Araci, 08 já haviam sido descartadas, e o óbito foi confirmado como positivo.

Os familiares que tiveram contato com o idoso estão em isolamento residencial e estão sendo monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Araci.