1535

Prefeitura Municipal de Araci

Pular para o conteúdo

NOTA OFICIAL

Fonte: Fac. Prefeitura de Araci
12/05/2020 às 11h16

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Em virtude do surgimento de novos casos de contaminação do vírus Covid-19 (Coronavírus) em nosso Estado, e com a necessidade de contribuir para a prevenção e combate à doença, a Prefeitura de Araci informa que estão suspensos inicialmente POR 15 DIAS:

- O atendimento ao público nas repartições públicas do município, que passarão a ser feitos através de telefones e e-mails institucionais;

- As aulas nas creches e nas escolas do município, incluindo o transporte escolar, sem prejuízo da manutenção do calendário recomendado pela Secretaria de Educação;

- Os atendimentos nos serviços de CREAS, CRAS, SMDS, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Idosos, Grupos de Mulheres, Jovens e Gestantes dos CREAS e CRAS;

- As atividades que possam reunir mais de 50 pessoas em locais públicos do município, incluindo praças, palcos e áreas abertas da sede e da zona rural, incluindo os festejos culturais, sendo estes por tempo indeterminado.

- Os eventos esportivos no município, e se ainda ocorrerem, só poderão acontecer com os portões fechados ao público, mediante autorização sanitária expedida pela Secretaria de Saúde do município.

Já as Feiras Livres, que ocorrem nas segundas e quintas, com o intuito de minimizar o fluxo intenso e a tramitação de habitantes de outros municípios e a possível disseminação do vírus, ocorrerão nos próximos 15 dias apenas com os feirantes locais.

Fica recomendado que as instituições de ensino particulares atuantes no município, e as academias, lanchonetes, bares, restaurantes, pizzarias, entre outros tipos de estabelecimentos alimentares e de entretenimento, adotem as medidas de prevenção necessárias para o seu funcionamento. No caso dos bares e restaurantes, fica recomendado a organização das mesas com a distância mínima de dois metros entre elas, e em eventos abertos, ocorrendo eventualmente, recomenda-se a distância mínima de um metro entre as pessoas.

Quanto às manifestações religiosas, a recomendação é que as autoridades de cada segmento sejam criteriosas quanto aos cuidados previstos, observando as orientações gerais para evitar a disseminação do vírus.

A prefeitura ressalta que os serviços essenciais serão mantidos, e que não há motivo para pânico, pois todos os protocolos previstos pelo Ministério da Saúde, para detecção e cuidado de novos casos suspeitos, são cumpridos de forma rigorosa nos locais de atendimento ao público, por todas as equipes de saúde dos PSF e do Hospital Municipal.

Essa decisão tem caráter preventivo e de aplicação imediata, tendo vigência mantida enquanto perdurar o estado de emergência internacional (proposto pela Organização Mundial da Saúde – OMS) e terá revisão a qualquer momento, condicionado à evolução decorrente da contaminação pelo Novo Coronavírus (Covid-19).

Araci, 18 de março de 2020.