2576

Pular para o conteúdo
Última atualização: 17 maio 2024 às 12:33:59
|
Prefeitura Municipal de
Penedo


Dados Abertos

  • Este Portal está atento aos princípios de Governo Eletrônico e sabe que os dados devem ser disponibilizados de formas diferentes a fim de atender aos diversos perfis de usuários. Para isso, além de consultas online e com visualizações que buscam transmitir, de forma simples e objetiva

    O acesso para desenvolvedores e engajados ocorre através de uma Interface de Programa de Aplicativos (do inglês, “Application Programming Interface”), ou simplesmente “API”. Com ela, é possível ter um serviço de consulta direta aos dados sem precisar navegar pelo site ou utilizar robôs para a obtenção das informações de forma automática. Os dados disponíveis são os mesmos apresentados em tela, com a flexibilidade característica das APIs.

    As consultas via API têm restrição quanto ao número de requisições por minuto, de modo a não sobrecarregar esse portal.

    O acesso via API fornece toda uma flexibilidade para consultas pontuais. Para acesso ao conjunto completo de dados, no entanto, sugerimos utilizar as planilhas de dados abertos. Esse Portal agrega uma enorme quantidade de dados e baixar as planilhas para uso local certamente fornecerá melhores resultados para grandes volumes de dados. O download de outros formatos pode ser feito em seção específica.

  • Mas afinal, o que é API?

    A API é uma ferramenta específica para usuários técnicos que desejam obter dados sem navegar pelo Portal da Transparência. Através da API, usuários podem desenvolver programas que se conectam diretamente às máquinas do Portal da Transparência e selecionam os dados desejados. Esses dados são os mesmos obtidos em tela, ou seja, os dados obtidos via API podem também ser obtidos via consultas em tela pelos usuários não técnicos.

  • Orgão

    Para fazer uso da API, deverá utilizar o código de orgão: 2576.

  • Como Utilizar

    Os dados dos serviços disponibilizados na API de dados deverão ser consumidos via requisições HTTP aos serviços REST. A API está documentada em https://api.imap.org.br/.